quinta-feira, 15 de maio de 2008

Proposta

Em oposição as atuais “práticas” do CALHEV,no que diz respeito à parte administrativa-burocrática e “cultural”.Entendemos que,Movimento Estudantil não se resume a realizar eventos e publicar o zine.Hoje o CA é eficaz burocraticamente, a atual gestão justifica a falta de ação pela pouca participação dos demais acadêmicos.A falta de mobilização é um problema não só do curso de História e da UNIVILLE,é um problema nacional,que não se resume a vontade individual de cada um participar ,ou não.
O CALHEV critica,mas não entende as razões que afastam o estudante do Movimento,que peca pela falta de eficácia prática e distanciamento da vida extra –universidade,isso, juntamente com a falta de tempo para conciliar trabalho e educação,afasta cada vez mais o estudante de suas lutas.Dessa maneira é necessário voltar nossas ações para resultados práticos e reais ,se quisermos mudança e mais envolvimento.

- Ampliar o alcance do CALHEV –indo além dos “limites” do corredor.Entrar em contato com outros cursos e chamar atenção dos alunos, para que estes realmente atuem no movimento estudantil.
- Comprometimento com as causas sociais e trabalhistas. Ater-se às questões que afligem o estudante, levando em consideração que este tem uma vida fora da faculdade.
- Discutir de modo amplo o movimento estudantil a nível nacional.
- Discutir o aumento da mensalidade desde o começo do ano. Sabe-se que o calculo é feito mensalmente, é necessário que antes de qualquer coisa esses valores estejam claros para os acadêmicos.
- Posicionamento crítico em relação ao departamento, que não se interessa por questões fora da faculdade,como estágios e outros problemas da educação publica.Alem de ter não ter votado a favor dos alunos na questão do aumento da mensalidade .
- Oposição ao DCE. Buscar contato com um possível aliado para as próximas eleições do DCE, pois sabemos, que é através dessa luta estudantil que se pode ter mudanças mais significativas.
- Esclarecer a importância da participação do (a) acadêmico (a) .Muitos desconhecem que o representante de cada sala pode (e deve) participar nas reuniões do Departamento.
- Crítica ao modelo do CALHEV “atual” e sua “política cultural”, tão propagada.O CASCA deve ser reformulado
- Mudanças na comunicação - blog, mural e zine para que se apresentam os mesmo conteúdos? Alem de ser, com raras exceções, mera reprodução.
- Propomos um jornal mensal, com mais matérias de relevância.Não nos comprometemos com a manutenção de nenhuma das “políticas” até então estabelecidas pelas antigas gestões do CALHEV.

- Não nos comprometemos com a manutenção de nenhuma das “políticas” até então estabelecidas pelas antigas gestões do CALHEV.
Dessa maneira,nossas propostas visam a prática,para o refortalecimento do movimento estudantil ,utilizando de outros mecanismos do centro acadêmico sempre em prol dessa bandeira ,por isso a princípio ,não nos preocupamos em definir propostas que fogem a essa luta,acreditamos que é necessário primeiro a organização do movimento estudantil,que a muito tempo está disperso na UNIVILLE,para que depois como consequência ,se possa
brigar por reformas e melhorias na formação acadêmica e na cultura.

Nenhum comentário: